Blog Raízes . Racines




quarta-feira, 9 de março de 2011

Clip Thiolel-Rio do Mirinzá



Resultado de uma sensível colaboração entre o trio senegalês Les Frères Guissé e o cantor e percussionista corporal brasileiro Marcelo Pretto, o clip reúne duas canções – Thiolel e Rio do Mirinzá – impregnadas por recordações da infância.

Thiolel é uma canção tradicional pulaar – uma das etnias do Senegal – que alia a música a um jogo que as crianças executam com as mãos: ao terminar a canção, as palmas devem estar viradas para cima; a criança que estiver em descompasso é eliminada do jogo ou paga uma «prenda».

Rio do Mirinzá, belíssimo «boi» de Humberto de Maracanã, é povoada por personagens de sua infância, que o fazem jurar nunca deixar Maracanã «enquanto puder cantar».

O elo entre as duas canções é uma composição de Cheikh Guissé, com arranjo e teclados de Jean Pierre Senghor, que evoca a nostalgia das noites enluaradas do Fouta, região ao norte do Senegal de onde se origina a família Guissé.

As imagens foram registradas no Senegal - no Lago Rosa, a cerca de 40 quilômetros de Dacar, e nas localidades de Djilor e Palmarin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário